Porto Velho, RO – Para fortalecer a conscientização sobre a importância dos exames de rotina, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça que, manter o acompanhamento médico regular é um dos melhores caminhos para prevenir doenças e garantir qualidade de vida. Os exames, oferecidos de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), identificam possíveis problemas de saúde logo no início e facilitam o tratamento.
A enfermeira da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), Aline Paulino, ressalta a relevância dos exames periódicos para população. “Os exames de rotina são como um check-up do corpo, pois doenças como diabetes, hipertensão e câncer podem não apresentar sintomas em suas fases iniciais, o que torna a prevenção ainda mais importante”, explica a profissional.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que cuidar da saúde é um compromisso de cada cidadão e reforça a necessidade de manter exames de rotina em dia. “Investimos em programas e ações que incentivem a prevenção de doenças. Os exames de rotina são ferramentas poderosas nesse sentido, pois permitem a detecção precoce de diversas enfermidades, aumentando as chances de cura e melhorando a qualidade de vida da população.”
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, enfatizou que, “a assistência em saúde preventiva começa na Unidade Básica de Saúde, com a vacinação, consultas e exames em dias, para que se evite doenças complexas. Os grupos vulneráveis como idosos e crianças devem receber especial atenção.”
COMO SOLICITAR?
Para solicitar os exames, o paciente do Sistema Único de Saúde deve agendar uma consulta no posto de saúde da sua região (mais próximo de sua casa) com a equipe de saúde, que irá orientar sobre os exames indicados, que variam conforme idade, sexo, histórico familiar e estilo de vida.
Exames comuns solicitados pela equipe médica:
- Exame de sangue: avalia a função dos órgãos, níveis de glicose e colesterol, hormônios e possíveis infecções.
- Exame de urina: identifica problemas nos rins e vias urinárias.
- Colonoscopia: indicada a partir dos 50 anos para prevenir o câncer de cólon.
- Mamografia: recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, essencial para detecção precoce do câncer de mama.
- Papanicolau: exame preventivo de rotina que serve para detectar alterações nas células do colo do útero.