Grafismo feito no vestido branco carrega uma mensagem de resistência. Os acessórios que compõem o look também são de arte indígena, produzidos pelo artesão Tiago Karitiana. Gabriê no Prêmio Multishow
Reprodução/Redes Sociais
A Região Norte teve uma forte participação no Prêmio Multishow realizado nesta terça-feira (3). A ex The-Voice, Gabriê, esteve presente como participante do corpo técnico e usou uma roupa criada por uma artesã indígena rondoniense exclusivamente para a ocasião.
Shirley Arara, ativista e liderança do seu povo, é a “mente” por trás da obra. Moradora da Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná (RO), ela é fundadora da primeira grife indígena de Rondônia, criada com o objetivo de ressaltar a cultura do povo Arara.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
Shirley Arara
Reprodução Redes Sociais
“Temos mulheres e jovens fortalecendo a cultura, o nosso território, com a força da nossa cultura, dos nossos grafismos, fortalecendo ainda mais a nossa arte, os nossos artistas, os nossos empreendedores indígenas, a bioeconomia e a renda sustentável”, reforça.
O convite para desenhar a roupa de Gabriê surgiu depois de várias conversas e espera pela oportunidade perfeita. Tudo aconteceu muito rápido: o convite chegou na quinta-feira (28) e no dia seguinte ela recebeu a peça para pintar.
“Foi uma loucura tanto da minha parte como da dela. Loucura dela de ter me dado esse voto de confiança. Loucura da minha parte, porque peguei com um dia a peça pra poder pintar”, revela.
Mas a “loucura” deu certo e levou um pedaço de Rondônia e dos povos indígenas para todo o Brasil. O grafismo, feito no vestido branco, carrega uma mensagem de resistência.
“É uma arte, um grafismo onde foi feito, realizado exclusivamente para ela, para que ela brilhe muito mais nesse local, nesse espaço, nesse evento, levando não só a cultura dos povos indígenas, mas levando a força e a luz da Amazônia, da Região Norte, dos territórios dos povos indígenas, a luz e a força das mulheres Arara”, relata a artesã.
Os acessórios que compõem o look também são de arte indígena, produzidos pelo artesão Tiago Karitiana. Nas redes sociais, a cantora destacou a importância da representatividade.
“Me vesti de cultura e história. Meu vestido carrega a força ancestral dos indígenas com a arte da querida Shirley Arara. Além disso, os brincos e os braceletes produzidos pelo amigo Tiago Karitiana também contam esse enredo de resistência dos povos indígenas”, publicou.
LEIA TAMBÉM:
Moto ou trenó? Motociclista decora veículo com pisca-pisca e encanta passageiros em Porto Velho
Aposentadoria com diversão: idosas de Rondônia quebram paradigmas e se reúnem para curtir viagens e festas
Veja notícias de Rondônia:



G1 Rondônia