Francisca de Sousa de Medeiros, de 99 anos, foi uma das atendidas pelos serviços itinerantes do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) na capital. O documento é necessário para que ela continue recebendo a aposentadoria. Francisca de Souza Medeiros tendo a digital coletada
Reprodução MP-RO
Aos 99 anos, Francisca de Souza Medeiros aproveitou uma ação itinerante do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) para conseguir a 2ª via da Carteira de Identidade. Isso porque ela precisa “provar” para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que está viva e deve continuar recebendo a aposentadoria.
A idosa mora no Ramal Maravilha, comunidade rural que fica do outro lado do Rio Madeira. O documento é um dos exigidos para a Prova de Vida do INSS, uma forma de comprovação de que a pessoa pode continuar recebendo seu benefício previdenciário.
Fracisca foi levada até Porto Velho pela filha, Eva Pereira, que explicou que a mãe já havia tentado agendar a emissão do documento em outras ocasiões, mas não conseguia. Quando ela soube do MP itinerante, aproveitou a oportunidade.
“Já pelejei muito, mas é difícil conseguir. Aqui, com o MP Itinerante, conseguimos tirar a identidade dela”, relatou.
A ação do MP-RO facilita o acesso da população a serviços essenciais, especialmente para moradores de áreas distantes. Além da emissão de documentos, atendimentos do Procon, Energisa, e de outros 26 parceiros são disponibilizados para a comunidade durante a ação.
MP Itinerante leva serviços gratuitos a população em Porto Velho
LEIA TMABÉM:
Homem ameaça filho e bate na esposa porque ela não fez o jantar em RO
Menino atravessa BR-319 todos os dias para chegar à escola e pede bicicleta ao Papai Noel dos Correios
Veja notícias de Rondônia:
G1 Rondônia