Parques e praças são alvos frequentes de vandalismo em Porto Velho. Depredação do patrimônio público é considerada crime. Espaços recém reformados são vandalizados em Porto Velho
Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho divulgou, nesta quarta-feira (24), imagens de espaços públicos recém-reformados que foram vandalizados. Pichações e furtos de fios são algumas das ações relatadas pela administração municipal.
De acordo com a Prefeitura da capital, um dos pontos de vandalismo é o Parque da Cidade. Imagens mostram que os banheiros do parque foram pichados.
Pichação no banheiro do Parque da Cidade em Porto Velho
Prefeitura de Porto Velho
O local é um dos mais frequentado para passeios e outras atividades de lazer, mas passou anos fechado, inicialmente para conter aglomerações durante a pandemia e depois para passar por uma revitalização.
A praça do bairro Mariana, é outro local alvo de vandalismo, segundo a prefeitura. Enquanto o espaço passava por reforma, pelo menos três ocorrências de furtos foram registradas pela prefeitura. Além disso, refletores também foram furtados ou danificados.
O furto de fios é um problema constante no município. Entre os anos de 2020 e 2022, mais de 5 mil metros de fios e cabos foram furtados de espaços públicos, causando um prejuízo estimado em R$ 1,5 milhão aos cofres públicos.
A Prefeitura aponta que a depredação do patrimônio público é considerada crime. Atos suspeitos podem ser denunciados para a Polícia Militar, através do número 190.
Veja vídeos do g1 em 1 Minuto:
G1 Rondônia