Jiboia recebe as cores do arco-íris por causa do fenômeno de iridescência. Animal foi resgatado e solto no habitat natural. Jiboia ‘arco-íris’ é encontrada e solta por bombeiros em RO
Um morador de Rolim de Moura (RO) foi surpreendido por uma “visita” rara: a cobra Epicrates cenchria, popularmente conhecida como “jiboia arco-íris”. O animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros nesta semana (veja no vídeo acima).
O apelido de “arco-íris” vem de uma característica peculiar: ela ganha as cores do arco-íris ao ser exposta a luz do sol por causa do fenômeno óptico da iridescência.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi solicitada para fazer o resgate de uma cobra em uma residência na região central de Rolim de Moura. Chegando no local, os militares notaram que se tratava de uma jiboia com pouco mais de um metro de comprimento.
Jiboia ‘arco-íris’ é encontrada e solta por bombeiros em RO
Reprodução/ Corpo de Bombeiros de Rolim de Moura
Após o resgate, a cobra foi solta em seu habitat natural. Para os bombeiros que participaram da ação, resgates de cobras são comuns, mas especificamente da “jiboia arco-íris” é bastante raro.
Segundo o biólogo Flávio Terassini, a jiboia arco-íris não é peçonhenta. Ela se alimenta principalmente de roedores e pássaros. Como toda jiboia, não possui veneno, mas mata a sua presa por sufocamento.
Para Flávio, o aparecimento deste tipo de animal tem se tornado mais comum por causa do período de seca. Nessas épocas, esses animais procuram abrigo em residências e vão atrás de alimentação.
Caso algum morador encontre uma serpente, a recomendação é acionar imediatamente uma pessoa especializada ou os órgãos de resgate.
Leia também:
Jiboia ‘arco-íris’ é encontrada em RO; entenda por que ela é colorida
VÍDEO: Jiboia de 2 metros é resgatada após ‘visitar’ moradora de Cacoal, RO
Entenda por que as cobras estão aparecendo com mais frequência nas zonas urbanas de RO



G1 Rondônia