Ele foi internado no fim de abril em uma clínica de Lima, onde a biópsia foi feita. Ele foi libertado da prisão onde cumpria 25 anos por crimes contra a humanidade em 2023. Fujimori teve que voltar à prisão depois da anulação do perdão concedido por Pedro Pablo Kuzcynski em 2017
AFP
O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, de 85 anos, revelou na sexta-feira (10) que foi detectado um tumor maligno em sua língua, onde sofre de uma lesão cancerígena há mais de 27 anos. Em dezembro de 2023, o Tribunal Constitucional do Peru libertou Fujimori da prisão onde cumpria pena de 25 anos por crimes contra a humanidade cometidos durante seu governo nos anos 1990.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Justo agora que reconquistei minha liberdade, tenho que enfrentar uma nova batalha. Os resultados confirmam um novo tumor diagnosticado como maligno, motivo pelo qual vou iniciar um tratamento ao lado da minha família”, diz Fujimori em vídeo publicado na rede social X (ex-Twitter).
“Nunca me rendo à doença e arbitrariedade. Nada poderá evitar meu reencontro com todos vocês. Com o seu apoio, a ajuda de Deus e o amor da minha família, vou derrotar o câncer”, continuou o ex-presidente.
LEIA TAMBÉM:
Entenda por que, ao contrário de Castillo, Fujimori conseguiu dar o autogolpe há 30 anos no Peru
Fujimori governou o Peru de 1990 a 2000. Ele foi internado no fim de abril em uma clínica de Lima, onde a biópsia foi feita. Sua filha Keiko Fujimori, líder do Força Popular, informou no X que o procedimento foi bem-sucedido.
Em 2018, Fujimori revelou um tumor no pulmão. Além de problemas cardíacos e hipertensão, ele sofre de uma lesão cancerígena na língua. “No total, já passei por seis cirurgias no mesmo local, de forma que minha luta contra o câncer dura mais de 27 anos”, acrescenta o ex-presidente no vídeo.



G1 mundo