Ações tem o objetivo de minimizar os impactos no abastecimento de água tratada durante o verão amazônico Todo sistema de abastecimento, desde a captação no Rio Jamari, até a distribuição da água, é acompanhado 24 horas por dia.
Assessoria / Aegea RO
Com a previsão de poucas chuvas para os próximos meses, e uma estiagem mais prolongada para esse ano de 2024 em Rondônia, a concessionária Águas de Ariquemes realiza ações preventivas e de melhorias em todo o sistema, para amenizar os impactos no abastecimento de água tratada, durante o período sem chuvas em Rondônia.
Durante o período de estiagem, os níveis dos rios e igarapés baixam, e para amenizar e prevenir os transtornos, a concessionária monitora diariamente o nível do Rio Jamari, que abastece Ariquemes.
Entre as ações preventivas, são realizadas as setorizações, com a instalação de registros em pontos estratégicos, que dividem a rede de abastecimento por regiões, e auxiliam também no controle e combate de vazamentos, diminuído as perdas de água tratada. A concessionária investiu ainda no aumento da capacidade de reservação, e inaugurou em 2022 um novo reservatório de água tratada de 2 milhões de litros, duplicando a capacidade de reserva de água da cidade para 4 milhões de litros d’água.
Além do trabalho com ações de melhorias, a concessionária utiliza ainda de tecnologia avançada para garantir a qualidade e a eficiência do abastecimento. Todo o sistema de abastecimento do município, desde a captação no Rio Jamari, até a distribuição da água, é acompanhado 24 horas por dia, o que permite uma resposta rápida a qualquer variação no sistema.
“O sistema de distribuição é monitorado através de telemetria, equipamento que permite uma resposta rápida a qualquer variação no sistema. Além do trabalho com ações de melhorias, a concessionária utiliza ainda de tecnologia avançada para garantir a qualidade e a eficiência do abastecimento”, ressalta Renata Pazini, coordenadora da Águas de Ariquemes.
Em caso de estiagem mais severa, a concessionária conta com ‘Plano de Ação de Estiagem’, que contempla ainda o desassoreamento dos leitos dos rios, onde a água é captada, e ainda estudos de viabilidade de novos pontos de captação.
Além dos investimentos e melhorias, são realizadas ações educativas, e nesse período, o tema é destaque também nos programas Afluentes, Saúde Nota 10 e Portas Abertas, promovidos pelas concessionárias, que têm o objetivo de sensibilizar a população para o uso consciente da água, evitando desperdícios.
A Águas de Ariquemes lançou a campanha de estiagem para conscientização sobre o uso racional da água: “Seja um craque do consumo consciente”. A campanha busca incentivar a população a consumir água de forma consciente e evitar desperdícios desse bem essencial para todos. “Contamos com a colaboração da comunidade para que façam uso consciente da água, e adotem hábitos que contribuam para o uso sustentável da água, sem desperdícios. Cada um fazendo a sua parte podemos atravessar esse período sem grandes transtornos”, reforçou a coordenadora da Águas de Ariquemes.
Estiagem em Rondônia
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) prevê que o verão amazônico deste ano deve registrar recordes de seca e calor em Rondônia. Especialistas acreditam que os meses de agosto e setembro serão os mais críticos, com a estiagem atingindo seu ápice em 2024 e resultando em uma baixa significativa nos níveis dos rios.



G1 Rondônia