Um incêndio atingiu o edifício que abriga o Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Brasília, na manhã deste sábado (27/07). Segundo a entidade, o fogo começou no subsolo e se alastrou por estruturas de tubulação e ar-condicionado.

Inicialmente, a teoria era de que o fogo havia começado no terceiro andar, onde há obras para reforma do Pleno. O sistema anti-incêndio foi acionado imediatamente. A equipe de brigada do prédio iniciou o combate, depois assumido pelos Bombeiros. Após a perícia, a Defesa Civil também analisará a estrutura do prédio.

Reprodução

Havia cinco pessoas no prédio, no momento do incêndio. Todas foram resgatadas, duas delas de helicóptero. Apenas uma pessoa sofreu um ferimento no pé. Nenhuma vítima corre risco de morte.

Todos os dados do CFOAB estão em nuvem, portanto, nada foi afetado. O datacenter da entidade, centro de armazenamento físico desses dados, não foi atingido.

“O mais importante é a saúde e a segurança dos colaboradores. E isso foi assegurado. Nenhum ferimento grave nem risco de morte”, disse o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti.

Em nota, ele ainda afirmou que houve um incidente nas obras de melhoria do plenário. “Os bombeiros já entraram no local e estão percorrendo os andares. Ainda há muita fumaça, mas estão debelando os focos de incêndio.”

Nota do CFOAB

Na manhã deste sábado (27/7), ocorreu um incêndio no edifício-sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília. O fogo teve início no 3º andar, mas a fumaça se espalhou pelo prédio, dando a impressão de que o incêndio ocorreu no último andar. O 3º andar, que abriga o Plenário da entidade, está passando por obras de melhorias. A brigada de incêndio do CFOAB iniciou os trabalhos de contenção das chamas, com o apoio do Corpo de Bombeiros. A causa será apurada.

“Lamentavelmente, um incidente nas obras de melhorias do Pleno iniciou um incêndio no prédio. Os bombeiros já entraram no local e estão percorrendo os andares. Ainda há muita fumaça, mas eles estão debelando os focos de incêndio”, declarou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

*Texto atualizado às 14h38 de 27/7 para inclusão de informações