Animais estavam sendo traficados sem alimentação e água e com sinais claros de maus-tratos. Motorista deve responder pelos crimes de tráfico de animais qualificado, maus-tratos e receptação de animais. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou oito micos-leões-dourados e três saguis-de-tufos-pretos que estavam sendo traficados sem alimentação e água e com sinais claros de maus-tratos. A apreensão ocorreu na BR-364 em Porto Velho.
Os micos-leões-dourados (Leontopithecus Rosalia) estão na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) como uma espécie ameaçada de extinção. Além disso, um dos saguis-de-tufos-pretos (Callithrix Penicillata) é albino, uma característica genética rara.
Animais resgatados pela PRF em Rondônia
PRF/Divulgação
De acordo com relato do motorista à polícia, os animais traficados vinham de Belo Horizonte (MG) e seriam entregues em Pacaraima (RR). Pelo trajeto, ele receberia R$ 25 mil.
Segundo a PRF, os animais eram transportados em condições inadequadas, presos em gaiolas, sem alimentação e água e com sinais claros de maus-tratos. Os primatas foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA.
O motorista deve responder pelos crimes de tráfico de animais qualificado, maus-tratos e receptação de animais.



G1 Rondônia