A Nota Técnica nº 42/2024 traz orientações para cuidados com os riscos à saúde neste período

Porto Velho, RO – Diante dos efeitos da poluição atmosférica, causados pelas queimadas, que representam um alerta à saúde pública devido ao acréscimo de doenças respiratórias e outros agravos, o governo de Rondônia está implementando estratégias, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para orientar a população e os profissionais de saúde sobre os cuidados necessários nesta época do ano.

Nota Técnica nº 42/2024, elaborada pela Assessoria Técnica (Astec) da Sesau, apresenta dados sobre internações entre os anos de 2022 e 2024. Embora as internações por problemas respiratórios tenham sido em número menor este ano, a Sesau reforça orientações a população acerca dos riscos relacionados à exposição da poluição atmosférica, resultante das queimadas.

Além das recomendações gerais, a Nota Técnica apresenta orientações específicas para públicos vulneráveis, como: crianças menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos e gestantes. Esses grupos devem buscar atendimento médico imediato, caso apresentem sintomas respiratórios graves.

REFERÊNCIA E RECOMENDAÇÕES

De acordo com a coordenadora da Assessoria Técnica, Elizete Gama, o documento é uma referência para as ações de saúde pública no estado, além de orientar à população sobre os cuidados necessários durante o período de estiagem. “Devido à baixa qualidade do ar, crianças, idosos, gestantes, indivíduos com doenças cardiorrespiratórias e outros grupos de risco devem redobrar os cuidados em casa, assim como nossos servidores de saúde precisam estar atentos aos atendimentos nas unidades”, esclareceu. A Nota destaca também que, a exposição prolongada à fumaça pode agravar doenças crônicas, como asma e bronquite, além de causar novos casos de pneumonia.

Entre as recomendações para população, estão:

  • O aumento da ingestão de líquidos, como água e sucos;
  • Redução da exposição a ambientes poluídos;
  • Permanência em locais fechados e ventilados com purificadores de ar;
  • Evitar atividades físicas ao ar livre e o preparo de alimentos em fogões à lenha.
  • Também é recomendável o uso de máscaras, sempre que possível.
  • Outra orientação é para o uso de máscaras N95 ou PFF2 para indivíduos que estão em áreas com maior concentração de fumaça, a fim de proporcionar uma proteção mais eficaz contra a inalação de partículas nocivas.

AÇÕES PREVENTIVAS E DE PROTEÇÃO

O titular da Sesau, Jefferson Rocha ressalta a importância das ações preventivas para reduzir os impactos das queimadas na saúde pública. “As ações estão sendo intensificadas para atender às necessidades emergentes, neste período crítico. Além disso, é essencial que todos adotem medidas de proteção para evitar a exposição aos poluentes do ar”, pontuou.



rondonia vitual