Candidato foi o quarto a participar da série de entrevistas do g1 Rôndonia nas eleições de 2024 com os candidatos à Prefeitura de Porto Velho. Eleições 2024: g1 entrevista candidato Dr. Benedito Alves
O candidato à prefeitura de Porto Velho pelo partido Solidariedade, Dr. Benedito Alves, afirmou nesta quinta-feira (19), que, se eleito, vai garantir o acesso a água tratada para todas as casas da capital, emancipar distritos e criar 15 subprefeituras.
Dr. Benedito Alves (SD) foi o quarto a participar da série de entrevistas do do g1 Rondônia nas eleições de 2024 com todos os candidatos à prefeitura da capital de Rondônia. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio, durante reunião com representantes dos candidatos.
Confira os principais trechos abaixo:
Saneamento Básico
O candidato prometeu um plano emergencial para canalizar e drenar águas das chuvas em oito igarapés de Porto Velho, além de investir no tratamento de água e esgoto.
“O esgoto tratado nosso é pífio [de pouco valor], nós temos que atender 100% da nossa cidade e nós propusemos buscar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, recursos suficientes.”
Ele garantiu que, com apoio do Governo Federal e instituições financeiras será possível distribuir água para 100% das casas de Porto Velho.
Saúde
No âmbito da saúde, o candidato prometeu a contratação de médicos especialistas, de agentes de saúde e parcerias financeiras com associações e templos religiosos.
Além disso, ele pretende viabilizar recursos federais para o pagamento do piso salarial dos profissionais de enfermagem e zerar as filas de cirurgias eletivas na cidade.
“Nós podemos também, é lógico, fazer convênios com quem já faz [atendimentos médicos]. Por que não podemos aportar recursos e atender a demanda da população?“.
Educação
Para o setor da educação, o candidato propõe o uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para pagar o piso salarial de professores e técnicos da educação.
Um Projeto de Governança Interinstitucional para a segurança escolar também foi citado como proposta.
“Nós vamos incorporar esse piso ao salário, até para que ele [profissional da educação] leve esse salário para a aposentadoria, porque é irracional você dá uma coisa que ele não leve para inatividade”.
Para os alunos fora da sala de aula, sobretudo nas comunidades ribeirinhas, o candidato prometeu ampliar a frota do transporte fluvial e terrestre além de criar bolsas de incentivo para reduzir a evasão escolar em Porto Velho.
Segurança e infraestrutura
A criação de uma Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública composta por uma patrulha municipal rural e uma guarda municipal foram as promessas do candidato para o setor da segurança.
Dr. Benedito também defendeu a mudança do tráfego de carretas da Avenida Governador Jorge Teixeira para o Anel Viário de Porto Velho como forma de melhorar a mobilidade urbana e reduzir acidentes.
Ele também propôs a construção de novas pontes e viadutos na cidade, com recursos federais, a fim de melhorar a trafegabilidade.
Política
Baseado em tratativas com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa, o candidato prometeu emancipar os distritos de Extrema e União Bandeirantes.
“Esses dois seriam emancipados e nos demais e seriam criados subprefeituras para atender os ribeirinhos e aquela população residente para evitar que elas tenham que vir à cidade para buscar qualquer serviço público”.
Meio Ambiente e regularização fundiária
O candidato destacou a arborização como forma de combater a crise climática. Também citou a criação de um plano de “queimada controlada” em pastagens, além de combater os incêndios criminosos de forma preventiva e repressiva.
Dr. Benedito também afirmou que, se eleito, vai regularizar todas as propriedades nas zonas distritais urbanas e rurais e zerar todos os embargos ambientais de forma sustentável.
Economia
Por fim, o candidato prometeu a criação de um distrito industrial e uma central de abastecimento em Porto Velho.
“Se pegarmos só esses dois pontos, Distrito Industrial e Ceasa, vamos agregar valor nos produtos chacareiros do pequeno produtor, vamos deixar de abrir a geladeira de manhã e olhar que 98% dos produtos que consumimos vem de fora” .
Quem é Benedito Alves?
Benedito Antônio Alves tem 64 anos, é professor universitário e advogado. Ele também já atuou como policial civil, contador, jornalista, e Secretário de Finanças de Rondônia.
O pré-candidato também já foi Conselheiro no Tribunal de Contas de Rondônia e é Pós-Doutor e Doutor em Ciência Jurídica, além de Mestre em Direito. Possui especializações em Direito Processual Civil e Penal.
Dr Benedito Alves e Jefferson Carvalho
g1 RO



G1 Rondônia