O prazo para semeadura da soja teve início no dia 11 de setembro e segue até 9 de janeiro de 2025
Porto Velho, RO – O governo de Rondônia divulgou o calendário referente ao período de semeadura da soja no estado, para a safra 2024/2025. O prazo teve início no dia 11 de setembro e segue até 9 de janeiro de 2025. A área de cultivo deve ser cadastrada na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), e o período de plantio é de acordo com a Portaria n° 1.111, de 13 de maio de 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece os períodos de vazio sanitário e calendário de semeadura da soja em nível nacional, referentes à safra.
Vale destacar que, o cadastro da safra não interfere no início da semeadura da soja, ou seja, mesmo o cadastro da safra só iniciando no final de setembro, a semeadura pode ser realizada normalmente. “Esse cadastro é obrigatório e deve ser feito no período de 30 de setembro a 15 de dezembro”, salientou o gerente de inspeção e defesa vegetal da Idaron, Jessé de Oliveira Júnior.
CADASTRO ONLINE
Em relação ao cadastro da área de plantio, a Idaron informa que um novo sistema informatizado está em fase de conclusão, a fim de melhorar o atendimento ao produtor rural.
O presidente da Agência Idaron, Julio Cesar Rocha Peres destacou que, como é de costume, o cadastro poderá ser feito pela internet. Explicou ainda que, a medida tem como base; o programa nacional de controle da ferrugem asiática da soja, instituído no âmbito do Mapa, que estabelece as medidas fitossanitárias, as quais devem ser adotadas por cada região do Brasil, para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja.
O início do cadastro de áreas de cultivo e do período de semeadura da soja foram destacados pelo governador do estado, Marcos Rocha. “O produtor rural deve estar atento aos prazos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, visto que, a cultura da soja tem impacto na balança comercial de Rondônia. O trabalho desenvolvido pela Idaron, orientando o agricultor sobre as melhores práticas ao combate à ferrugem asiática, incluindo datas de plantio, não tem apenas aspecto fitossanitário, mas econômico e social.”
CALENDÁRIO X PREVENÇÃO À FERRUGEM
“É importantíssimo que o produtor cumpra o calendário de plantio, pois o respeito ao vazio sanitário é essencial para a contenção da ferrugem asiática. Não respeitar o calendário, deve implicar na indesejável ocorrência de ferrugem na safra, o que pode comprometer a economia e produtividade”, salientou Julio Peres.