Entre as ações para divulgar o Programa estão reuniões, distribuição de guias de orientação e capacitações

Porto Velho, RO – Diversas ações vêm sendo realizadas pelo governo de Rondônia para divulgar o Programa Pé-de-Meia, do governo federal, que está sendo implementado nas escolas de Rondônia. O objetivo é esclarecer as dúvidas entre estudantes beneficiários, professores e a comunidade escolar. O Pé-de-Meia é um Programa de incentivo financeiro-educacional destinado a estudantes do ensino médio público, beneficiários do Bolsa Família e que possuem Cadastro Único (Cadúnico).

O Programa funciona como uma poupança para promover a permanência e a conclusão escolar, a fim de democratizar o acesso à educação, reduzir desigualdades sociais e estimular a mobilidade social.

AÇÕES E ESTRATÉGIAS

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, entre as ações realizadas para divulgar o Programa estão incluídas reuniões, distribuição de guias de orientação, materiais impressos como cartazes, folhetos e panfletos, e capacitações para gestores escolares e equipe da Superintendência de Educação (Super).

“Em junho, a ação foi coordenada pelo Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia, com a participação da Secretaria de Estado da Educação, Defensoria Pública do Estado, Receita Federal e Centros de Referência de Assistência Social”, explicou.

Seduc enviou um “tira dúvidas” para todas as Superintendências de Educação

Segundo a Seduc, são realizadas também, visitas técnicas e capacitação para as equipes gestoras das escolas, juntamente com os programas Busca Ativa Escolar e Bolsa Família. “Foi enviado um “tira dúvidas” para todas as Superintendências de Educação para que sejam repassados às escolas, alunos, pais e responsáveis, para auxiliar no recebimento do benefício. Já receberam as visitas técnicas, in loco, as Super de Jaru, Ouro Preto do Oeste, Machadinho do Oeste e o distrito de Extrema”, detalhou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o “Pé-de-Meia” é a oportunidade que o aluno tem para não deixar de frequentar a escola. “É fundamental, especialmente para as famílias de estudantes que mais precisam, ter esse incentivo para permanecer estudando, concluir o ensino médio e estar avançando”, salientou.

PÉ-DE-MEIA EM RO

O Programa Pé-de-Meia foi adotado pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia em 29 de fevereiro de 2024, com objetivo de combater a evasão escolar no ensino médio, proporcionando condições para que os jovens concluam seus estudos e melhorem suas perspectivas futuras. Com a implementação do Programa, a Seduc visa levar uma abordagem prática e acessível sobre as informações necessárias para alunos e equipes gestoras das escolas, por meio de reuniões com a equipe responsável pelo Pé-de-Meia.



rondonia vitual