Apenas três mulheres e uma pessoa negra garantiram vaga para o executivo nas eleições de 2024. Rondônia tem 52 municípios. Nas eleições municipais de 2024 em Rondônia, a falta de representatividade feminina e preta é marcante: apenas três mulheres mulheres e uma pessoa preta (homem) foram eleitas.
🔎 O TSE disponibiliza o Portal Candidaturas, onde é possível consultar os dados de pessoas aptas para votar e dos candidatos que concorreram ou foram eleitos em 2024.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 94% dos prefeitos eleitos no estado são homens, enquanto apenas 5,8% das prefeituras serão chefiadas por mulheres entre 2025 e 2028.
Quando o recorte é por raça, somente 1 dos dos 51 prefeitos eleitos se declarou negro, representando 1,9% do total.
Eleições 2024: confira resultados do 1º turno nos 52 municípios de Rondônia
Estatísticas de cor/raça dos candidatos.
– Portal Candidaturas (TSE)
Apesar do eleitorado feminino ser maioria no estado, com 51,16% dos votantes, essa representatividade não se reflete nas eleições. Das 51 prefeituras, apenas três serão chefiadas por mulheres. São elas:
Carla Redano (União), prefeita reeleita em Ariquemes.
Valeria Garcia (União), reeleita em Pimenteiras do Oeste.
Professora Marcilene (PODE), eleita pela primeira vez em Pimenta Bueno.
Entre os prefeitos eleitos, 26 conseguiram se reeleger, sendo 24 homens e duas mulheres. Prefeitos como Adailton Fúria (PSD), de Cacoal, e Alex Testoni (União), de Ouro Preto do Oeste, garantiram a continuidade de suas gestões.
Entre os 25 prefeitos que assumem pela primeira vez, apenas uma mulher foi eleita.
Outro dado relevante é a ausência de prefeitos que se declaram parte da comunidade LGBTQIA+. Nenhum dos candidatos eleitos informou ser gay, lésbica ou bissexual.
G1 Rondônia