O ensino profissionalizante motiva estudantes a atualizarem o currículo com cursos em diferentes áreas
Estão sendo ofertados, na atual programação, cursos nas áreas de ambiente, saúde, gestão e negócios. A idade mínima para se inscrever é 15 anos, enquanto a escolaridade exigida é ensino fundamental (6º ao 9º ano). Os alunos recebem certificados mediante a participação em todas as atividades e avaliações. As aulas acontecem com a interação entre professor e aluno em tempo real.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os novos cursos remotos é resultado dos investimentos que a gestão estadual está fazendo para o fortalecimento e expansão da educação profissional no estado. “A prioridade é levar a estudantes dos 52 municípios capacitação, para que os mesmos estejam preparados quando conseguirem preencher uma vaga de emprego ou para abrir o próprio negócio.”
PRIMEIRO EMPREGO
Foi para buscar essa preparação, que a estudante do 3º ano do ensino médio Gabriela Sales, de 18 anos, fez o curso remoto de Técnicas de Recepcionista. A estudante atua como menor aprendiz na recepção de um órgão público e quer se profissionalizar cada vez mais. “Quero ter vários cursos porque com um bom currículo sempre terei chance de conseguir um bom emprego”, avalia a jovem, moradora do Bairro Lagoinha, em Porto Velho.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, pontua que o ensino online está sendo a porta de entrada de muitos jovens na qualificação profissional, tendo em vista o fato de a idade mínima para frequentar as aulas ser quinze anos. “Tanto nos cursos remotos quanto nos presenciais é frequente a participação de adolescentes que se preparam para o primeiro emprego, o que representa um significativo avanço no cumprimento da meta do governo de Rondônia de expandir a educação profissional”, salientou.
CURSOS OFERTADOS
- Automaquiagem;
- Atendimento ao Público;
- Relações Interpessoais;
- Assistente Administrativo;
- Auxiliar Administrativo; e
- Assistente de Recursos Humanos.