Porto Velho, RO – O governo de Rondônia alerta para que os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino fiquem atentos quanto aos documentos aceitos para identificação nos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) e demais documentos digitais: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Registro Geral (RG) podem ser apresentados por meio do aplicativo Gov.br.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), também são considerados documentos válidos para identificação do participante:
- Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997.
Já para o participante estrangeiro, é obrigatória a apresentação de um dos documentos de identificação oficial e original com foto, descritos a seguir:
- Passaporte;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive àqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata a Portaria nº 11.264, de 24 de janeiro de 2020;
- Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente, emitido por estado parte ou associado ao Mercosul, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA NÃO SERÁ ACEITO
Para garantir mais segurança ao Exame, não será mais aceita a apresentação do Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos.
LOCAIS DE PROVA DISPONÍVEIS
Na terça-feira (22), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), disponibilizou o cartão de confirmação de inscrição dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
O documento está disponível na Página do Participante e traz, entre outras informações, número de inscrição, data, horário e local de prova. Além disso, registra que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, quando for o caso. Apesar de o cartão não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo nos dias do Exame, a ser realizado em 3 e 10 de novembro.
PASSO A PASSO
Para acessar o documento, na Página do Participante, é preciso utilizar o login único da plataforma gov.br. https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=portal-logado.estaleiro.serpro.gov.br&authorization_id=192b5209f4f.
Caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”; existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo gov.br, de bancos credenciados, internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das alternativas para gerar uma nova senha.
Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, no cartão de confirmação, o candidato pode, também, confirmar o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado, como adaptações às pessoas com deficiência.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que a Seduc disponibilizou aulões e plataformas de estudos como “Revisa+” e “Revisa Enem”, para contribuir no aprendizado. Ao longo do ano, as atividades foram intensificando, inclusive com premiações aos estudantes pelos desempenhos. Essas avaliações já evidenciaram a evolução dos estudantes.
CONTEÚDOS
- No primeiro dia do Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens e ciências humanasNo primeiro dia do Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.
- No segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como, de matemática e suas tecnologias. Haverá 45 questões em cada área do conhecimento.
ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998, e aplicado pela primeira vez no dia 20 de agosto, e avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo dos 26 anos de existência, tornou-se o principal meio de acesso à educação superior no Brasil. Instituições de ensino públicas e privadas o utilizam para selecionar estudantes. Os resultados são averiguados como critério único ou complementar dos processos seletivos. O Enem também serve de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas, que possuem convênio com o Inep, para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior, em Portugal.