De acordo com a coordenadora do CSO, Evanice dos Santos, as ações atendem à execução do plano das políticas na área de saúde do servidor. Uma estratégia assertiva da gestão municipal, criada por meio de decreto nº 19.048, de 06 de junho de 2023, onde foi regulamentada para exercer suas atividades como direção em nível de execução programática vinculada à SEMAD, com intuito de fortalecer as diretrizes e estratégias voltadas a saúde do servidor já existentes, com foco na sua saúde, na vigilância epidemiológica, na prevenção, na promoção e na proteção da saúde individual e coletiva dos servidores.
“A CSO tem se empenhado em levar o melhor para os servidores, com boas práticas voltadas à promoção da saúde e bem-estar. A coordenação atua na prevenção de doenças e de problemas relacionados ao trabalho, tanto físicos quanto mentais, muitas vezes causados pela rotina e/ou ambiente laboral, buscando uma abordagem preventiva e educativa. E tudo isso reflete diretamente no ambiente de trabalho, tornando o servidor mais seguro, saudável e produtivo”, enfatizou Evanice.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
A CSO conta com uma equipe formada por cerca de 50 profissionais, entre eles psicólogos, assistentes sociais, médicos, técnicos em segurança do trabalho e outros, distribuídos em cinco Divisões: A Divisão de Acompanhamento de Saúde do Servidor e Segurança do Trabalho (DIAST), a Divisão de Acolhimento e Reinserção do Trabalho (DIART), Divisão de Apoio Psicossocial (DIAP), Divisão de Perícia médica e medicina de Segurança do Trabalho (DIPEMT) e Divisão de planejamento e Desenvolvimento de Projetos de Saúde (DIPDS).
AÇÕES
CSO desenvolve diversas atividades em prol da saúde do servidor municipal
A coordenação também atua em campanhas de vacinação, do uso abusivo de álcool e drogas, tabagismo, diabetes, hipertensão e voltadas à saúde mental. Paralelo à realização de campanhas junto às secretarias, superintendências e fundações, a CSO desenvolve uma rotina de trabalho, empenhada em favorecer um ambiente de trabalho isento de riscos, sejam físicos, biológicos, químicos, ergonômicos e de acidentes aos servidores municipais.
USO DA TECNOLOGIA
Ainda conforme explanado pela coordenadora Evanice dos Santos, dentro os avanços que a CSO vem vivenciando está a melhora do atendimento ao servidor, por meio de ferramentas tecnológicas que permitem que o servidor tenha o atendimento humanizado, podendo solicitar perícias, licenças e demais benefícios via aplicativo. Para ter acesso aos atendimentos, o servidor precisa baixar o aplicativo MIHMO , em seu telefone celular. Com o número do CPF em mãos, o trabalhador acessa a plataforma e faz o agendamento.
“O aplicativo é intuitivo e vai direcionando a pessoa para o que ela precisa, para ter o atendimento e homologar o atestado. Essa inovação vem facilitando o agendamento de perícias médicas, através de clínica especializada, além da ferramenta abranger oferta gratuita a serviços de cuidado preventivo, através da telemedicina com atendimentos virtuais com psicólogos, nutricionista, educador físico e coach de saúde, podendo, caso haja necessidade, o servidor ser direcionado a atendimentos específicos, a exemplo a psicoterapia”, pontuou.
Todas essas ações, permitem a ampliação da rede de atendimentos por parte da prefeitura, favorecendo a execução de medidas voltadas ao cuidado com os servidores e embasam o planejamento preventivo, dando direcionamento na aplicação da política de saúde do servidor em Porto Velho.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)