O público-alvo são os agricultores familiares, técnicos de extensão rural, estudantes e professores de ciências agrárias, agentes de fomento e os demais interessados em conhecer mais sobre o assunto.
Os participantes terão acesso a informações sobre custo de produção, mercado e processamento da produção de mandioca, às novas variedades que serão, em breve, recomendadas para o estado de Rondônia e discutirão aspectos técnicos inerentes ao manejo da cultura e controle de pragas.
De acordo com os organizadores, durante o encontro serão apresentadas novas cultivares de mandioca, a rede de multiplicação e transferência de manivas, implantação e manejo da lavoura, controle de pragas, mercado, custos de produção e uso de novos produtos à base de mandioca para agregação de valor à produção.
A Prefeitura de Porto Velho, que contou com representantes no evento do ano passado, destaca que Rondônia ocupa a 14ª colocação na produção nacional e é o quarto maior estado produtor da região Norte. Dados do IBGE estimam a produção de mandioca na safra 2024 em 411,8 mil toneladas, 9,7% maior do que a obtida na safra de 2023, sendo que a área colhida deverá crescer 12%, com diminuição de 2,1% da produtividade. Os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Jaru são os principais produtores de mandioca do estado.
Este evento é realizado pela Embrapa em parceria com a Jirau Energia, Sebrae, Emater-RO, Eletrobrás, CPPT Cuniã, Ecos do Madeira, Idaron e Prefeitura de Porto Velho, constitui uma oportunidade para produtores e outros agentes da cadeia, especialmente da agroindústria, trocarem conhecimentos, discutirem sobre as possibilidades de melhorias no sistema de produção e sobre novas oportunidades de negócios.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)