No Estado, o Projeto iniciou no ano de 2016, e atendeu 2 mil alunos, em 85 escolas, no primeiro ano. Atualmente atende ao 1º, 2º e 3º ano, em 122 escolas, com um alcance de 5.553 alunos

Porto Velho, RO – A Mediação Tecnológica tem se tornado uma aliada fundamental no processo educativo, especialmente em um contexto onde a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é essencial para o futuro acadêmico dos estudantes. Em Rondônia, o governo do estado através do projeto Trilhando Rumo ao Enem#AgoraVai exemplifica como a tecnologia pode ser utilizada para fortalecer a educação e garantir que todos os alunos, independentemente de sua localização ou condição socioeconômica, tenham acesso aos recursos.

Para o governador do Rondônia, Marcos Rocha, o compromisso do governo em integrar a tecnologia na educação demonstra uma visão progressista. Ele citou inclusive que, Rondônia é um dos estados pioneiros no modelo de ensino mediado no país, e que tem inspirado outros centros pelo Brasil. “Estamos investindo em projetos funcionais no segmento educacional o objetivo é equipar os jovens com as ferramentas necessárias, para se destacarem em um mundo em constante transformação”, pontuou.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini enfatizou que, a mediação tecnológica promove o acesso a conteúdos diversificados, interatividade e engajamento, suporte personalizado e apoio à inclusão digital.

A Mediação Tecnológica promove o acesso a conteúdo diversificados, interatividade, suporte e apoio à inclusão digital

“A mediação tecnológica desempenha uma função vital no fortalecimento da educação em Rondônia, especialmente aos alunos que se preparam para o Enem. Por meio do acesso a conteúdos diversificados, interatividade, suporte personalizado e inclusão digital; a tecnologia não apenas enriquece a experiência de aprendizado, mas também possibilita um futuro mais promissor”, destacou.

A coordenadora de Mídias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Daniele Brasil explicou que seis mil estudantes são atendidos diariamente pela Mediação Tecnológica. “Essa ferramenta atende os princípios da equidade, proporcionando acesso e conclusão do ensino médio a estudantes de áreas indígenas, quilombolas, ribeirinhas e de áreas rurais de produção agrícola e pecuária.”

O sucesso da ferramenta no estado rendeu diversos convites à coordenadoria de mídias educacionais da Seduc para apresentarmos palestras e promoção de intercâmbio de informações entre as Mediações Tecnológicas de Rondônia, Amazonas e Goiás. “É direito de todo e qualquer estudante ter acesso à educação, seja onde estiver. O propósito da existência da Mediação Tecnológica é atender justamente a esse direito”, afirmou Daniele Brasil.

ENSINO MÉDIO

O Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica, constitui-se, em uma importante iniciativa, que reflete o compromisso do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em promover o fortalecimento e a expansão do ensino médio, combatendo as desigualdades educacionais por meio da defesa do ensino para todos, investindo prioritariamente no atendimento à juventude.

O objetivo é oferecer às comunidades de difícil acesso, e com demanda reprimida, melhores condições de cidadania, de trabalho e inclusão social aos estudantes desse segmento populacional. O Projeto propõe atender ao ensino médio com metodologia inovadora, por meio de transmissão via satélite das aulas ao vivo. Com transmissão em tempo real, as aulas ministradas em estúdio chegam às salas de aulas, utilizando a melhor solução tecnológica disponível, em larga escala, no sistema público e para a Educação Básica.

FORTALECIMENTO

As aulas são ministradas por professores habilitados nos componentes curriculares

No estado, o Projeto iniciou no ano de 2016, e atendeu 2 mil alunos, em 85 escolas, no primeiro ano. Atualmente, atende ao 1º, 2º e 3º ano, em 122 escolas, com um alcance de 5.553 alunos. As aulas são ministradas por professores habilitados nos componentes curriculares, ao qual têm formação específica, para com eficiência proporcionar a construção de saberes aos educandos inseridos na modalidade de ensino, extinguindo assim, a desigualdade entre o ensino urbano e rural.



rondonia vitual