Porto Velho, RO – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran), realizou uma série de ações educativas, em Ouro Preto do Oeste, com o objetivo de reforçar a segurança no trânsito na região. A iniciativa, que ocorreu entre os dias 21 e 25 de outubro, foi realizada em parceria com a Regional do município e envolveu atividades voltadas às escolas locais e do Distrito de Rondominas.
As ações contaram com palestras lúdicas que abordaram a importância da educação no trânsito, com a participação dos mascotes do Detran-RO, “Vidinha” e “Ligadinho”, além do boneco Didico, figuras já conhecidas pelos alunos. Durante os cinco dias de atividades, os servidores da Escola Pública de Trânsito falaram sobre segurança no trânsito para 2.067 alunos, contemplando crianças da educação infantil ao ensino fundamental I de seis escolas da região.
A assessora de campanhas educativas da Regional de Ouro Preto do Oeste, Viviane Martinelli, destacou que, “as atividades são essenciais para criar uma cultura de respeito e segurança no trânsito, começando com os mais jovens.”
Por meio de palestras lúdicas, alunos são orientados sobre segurança no trânsito
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações educativas preparam um trânsito mais seguro para todos. “Educar as crianças ao trânsito é investir em um futuro mais seguro para todos. A conscientização começa cedo e é com iniciativas como essa que transformamos a realidade”, ressaltou.
A presença dos mascotes ajudou a tornar as palestras, ainda mais, atrativas e interativas aos pequenos, incentivando a adoção de comportamentos seguros desde cedo. O projeto reforça o compromisso do Detran-RO com a promoção de um trânsito mais seguro e consciente para toda a população.
A diretora da Escola Fernando de Azevedo, Elza da Silva Fritz, destacou a importância do projeto: “Essa ação reforça o papel da escola como espaço de construção de uma sociedade mais consciente e responsável. As crianças aprendem e levam essa mensagem para casa.”
Segundo o diretor da Escola Rondominas, Moabe da Cruz Araújo, o projeto trouxe ensinamentos valiosos para os alunos. É uma iniciativa que semeia cidadania desde cedo.
De acordo com o diretor da Escola Pública de Trânsito, Welton Nunes, o impacto das atividades é satisfatório. “Nossas ações têm como objetivo formar uma nova geração de motoristas e pedestres mais conscientes. A participação dos alunos foi fundamental para o sucesso da iniciativa”, referenciou.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, o engajamento da instituição é evidente entre as inúmeras ações que vêm desenvolvendo no estado. “O Detran está sempre atuando para garantir um trânsito mais seguro. Através da educação, formamos cidadãos mais conscientes e preparados para o trânsito”, frisou.