Matheus Lucas Batista, de 19 anos, foi aprovado em um programa de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico voltado para líderes estudantis. As aulas começam em janeiro de 2025. Matheus Batista
Reprodução IFRO
Matheus Lucas Batista, de Vilhena (RO), foi selecionado para um programa de líderes estudantis e estudará por cinco semanas em Amherst, Massachusetts (EUA). O jovem, de 19 anos, é acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
O estudante participará do programa SUSI 2025 (Study of the U.S. Institute for Student Leaders), que tem foco em Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, e visa aprimorar as habilidades de liderança dos participantes, além de proporcionar uma compreensão mais profunda sobre os Estados Unidos.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
Ao g1, Matheus afirmou que a língua inglesa não será um desafio, pois, além de cursar a graduação, o jovem também dá aulas de inglês em sua cidade e domina o idioma. Para ele, ultrapassar as fronteiras de outro país será a realização de um sonho antigo.
“Eu sempre quis ter essa experiência internacional, sempre quis viajar para fora do país, me imergir em outra língua, em outra cultura, conhecer novos lugares. Sempre foi um sonho para mim, então essa ida, essa oportunidade, é com certeza um dos maiores sonhos da minha vida”, disse Matheus.
Matheus Batista
Arquivo pessoal
O estudante contou que participou de uma pré-seleção realizada pelo IFRO em setembro deste ano. Após a avaliação, dois alunos foram escolhidos para disputar a vaga no programa de líderes estudantis. Depois de uma entrevista com a embaixada dos EUA, última etapa do processo seletivo, Matheus foi o escolhido para a viagem.
De acordo com o IFRO, o SUSI é um programa acadêmico intensivo e de curta duração. Durante sua estadia nos Estados Unidos, Matheus visitará organizações de desenvolvimento comunitário, centros de desenvolvimento econômico, um makerspace local ou um tribunal. O programa cobrirá todos os custos, que serão arcados pelo Governo dos Estados Unidos.
O Instituto Federal também destacou que aguarda a aprovação de outro aluno ou aluna para o mesmo programa, porém com foco em Mudanças Climáticas, previsto para acontecer em julho de 2025.
Matheus sente que participar do programa representa um importante passo rumo ao futuro que sempre sonhou. O estudante decola do Brasil no dia 11 de janeiro de 2025 e retorna em 15 de fevereiro. Na bagagem, ele já revelou o que pretende levar para os norte-americanos:
Vou levar toda a minha história, as pessoas que me apoiaram em todo esse processo, o amor e o carinho de Rondônia para os Estados Unidos. Eu espero que seja uma experiência incrível e imensurável”, disse o estudante.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: mulher é flagrada furtando decoração natalina de residência em Porto Velho
Rio Madeira volta a subir e duas das maiores hidrelétricas do Brasil voltam a operar com metade da capacidade
Veja notícias de Rondônia:
G1 Rondônia