Entrevista: Inovação e saúde cardiovascular na palma da mão Dr. Raitany Almeida- médico CRM-RO -1941; Cardiologista RQE – 426
Arquivo/Dr.Raitany
Dr. Raitany é médico Cardiologista há 20 anos, já conceituado, com um currículo que engloba Mestrado e Doutorado pela UNICAMP, professor de Faculdade e atualmente cursa MBA em Saúde Digital. Agora lança um Check-up Digital.
Como nasceu essa ideia?
“O Check-up Dr. Raitany foi desenvolvido como uma plataforma de prevenção para ajudar na Agenda Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem o objetivo de reduzir em 33% a mortalidade prematura (abaixo de 65 anos) até 2030. Através desse Check-up Digital podemos impactar positivamente a Saúde populacional de vários municípios que não tem Cardiologistas ou naqueles que não conseguem ofertar um acesso de qualidade no cuidado cardiovascular” afirmou Raitany.
Por que só agora em 2024 o Dr. está disponibilizando esse serviço?
“A necessidade de melhorar a Prevenção Cardiovascular é antiga. Mas acredito que agora seja uma grande oportunidade de colocar em prática o que quase sempre ficou na teoria: melhorar a acessibilidade e a qualidade do cuidado da saúde do coração das pessoas que não tem convênios/planos de saúde ou seja aquelas que não estão vinculadas a Saúde Suplementar no Brasil. A transformação digital vem avançando e modificando o setor Saúde e dois fatos recentes foram cruciais em nosso País: a Lei Federal da Telessaúde de 2022 e a nova Regulamentação da Telemedicina feita pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2023, que possibilita o teleatendimento.”
O Check-up Digital Dr. Raitany é um check-up geral?
“Não é um check-up de todas as doenças. É um check-up (rastreamento com orientações) especializado na prevenção das principais doenças cardiovasculares: Pressão alta (Hipertensão); Diabetes; Obesidade; Síndrome metabólica e Colesterol alto (Dislipidemia). Estas são doenças silenciosas que, ao longo do tempo, aumentam a chance de uma pessoa ter um Infarto do Coração ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC) popularmente chamado de derrame.”
O número de casos de Infarto do Coração está aumentando a cada ano. O que o senhor tem a dizer sobre essa informação?
“Exatamente o número de casos de Infarto do miocárdio cresce a cada ano e percebe-se um aumento maior nessa taxa dentre os chamados adultos jovens (aqueles abaixo de 45 anos). Apesar desse aumento de casos nós observamos nos últimos 20 anos uma diminuição na mortalidade cardiovascular no Brasil, mas isso ocorre principalmente pelo tratamento agudo complexo que engloba custos operacionais altos. Precisamos, agora, fazer uma prevenção de qualidade no cuidado populacional. Esse é o desafio.”
Como seria essa Prevenção cardiovascular de qualidade?
“É colocar em prática o que a Ciência e a literatura médica nos mostra há anos. A Medicina baseada em evidências afirma que se controlarmos os principais fatores de risco para Doenças Cardiovasculares reduziremos os casos de Infarto do Miocárdio e de AVC e consequentemente diminuiremos as mortes e sequelas em decorrência dessas doenças agudas. Nesse serviço digital do Check-up Dr. Raitany abrange Pressão alta (Hipertensão); Diabetes; Obesidade; Síndrome metabólica e Colesterol alto (Dislipidemia), que são os clássicos fatores de risco para um evento cardiovascular maior (Infarto ; AVC; morte de causa cardiovascular) .”
Dr. Raitany explica melhor essa questão de identificar o fator de risco e controlar a doença.
“Vou te dar o exemplo da Hipertensão (Pressão alta). Estudos nacionais e internacionais apontam que metade dos pacientes hipertensos não sabem que tem Hipertensão, ou seja, de cada 100 hipertensos 50 desconhecem que são portadores dessa doença silenciosa. Um exemplo do cotidiano, eu pergunto para um senhor: – O sr. tem pressão alta? Resposta: – Não. Eu pergunto para ele: – o sr. mediu a pressão nos últimos 2-3 anos? Resposta: – Não… Aí você pensa comigo, como é que a pessoa sabe se tem ou não tem a Hipertensão se ele nunca aferiu a pressão arterial? O desafio é gigante, passa por campanhas educativas, conhecimento, conscientização das doenças silenciosas (que não dão sintomas) e reflexões para melhorarmos a qualidade do autocuidado. Agora sobre o controle da doença, dados brasileiros e mundiais mostram que apenas cerca de 40% dos hipertensos fazem o tratamento medicamentoso regularmente e desses somente metade estão com os níveis pressóricos controlados (adequados). Esse cenário se replica tanto no contexto do Diabetes quanto na Dislipidemia (Colesterol alto)”
Como o Check-up Dr. Raitany pode contribuir para melhorar a Saúde das pessoas?
“Ofertar saúde de qualidade não é fácil. Mas no âmbito dos principais fatores de risco cardiovasculares a plataforma digital do Check-up Dr. Raitany tem essa missão, além de abordar hábitos como tabagismo, sono, atividade física e alimentação saudável. Temos o conceito de “HaaS” (Healthcare as a Service) do tipo Pay-per-Use podendo ofertar esse infoserviço direto ao consumidor, para o mercado corporativo e também para instituições governamentais. Acreditamos que com Ética e Humanismo conseguimos rastrear, identificar e orientar de forma personalizada os principais fatores de risco cardiovasculares, seguindo diretrizes nacionais e internacionais para promover uma melhora no autocuidado.”
Para saber mais, acesse Check-up Dr. Raitany e descubra como ficou mais fácil cuidar da sua Saúde cardiovascular de forma prática e eficiente.
Dr. Raitany Almeida- médico CRM-RO -1941; Cardiologista RQE – 426



G1 Rondônia