Candidato foi o terceiro a participar da série de entrevistas do g1 Rôndonia nas eleições de 2024 com os candidatos à Prefeitura de Porto Velho. Eleições 2024: g1 entrevista candidato Samuel Costa
O candidato à prefeitura de Porto Velho pelo partido Rede Sustentabilidade, afirmou nesta quarta-feira (18), que, se eleito, vai municipalizar o serviço de distribuição de água e criar uma guarda municipal sem armamento.
Samuel Costa (Rede) foi o terceiro a participar da série de entrevistas do do g1 Rondônia nas eleições de 2024 com todos os candidatos à prefeitura da capital de Rondônia. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio, durante reunião com representantes dos candidatos.
Confira abaixo os principais trechos abaixo:
Saneamento Básico
Universalizar a água tratada com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma das principais propostas do candidato para o seu mandato.
“Manteremos um diálogo permanente com o Governo Federal, com o presidente Lula, através do PAC fomentar a universalização da água tratada e redes de esgoto, saneamento básico e infraestrutura”.
O candidato afirmou que irá municipalizar o serviço de tratamento de água e esgoto. Hoje, a responsabilidade sobre esse serviço público é do governo de Rondônia.
Saúde
A ampliação do Programa Saúde da Família (PSF), em Porto Velho, com a contratação de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias e outros profissionais, por meio de concursos públicos, foi citado como uma das propostas do candidato para o setor da saúde.
O candidato propõe a transposição dos servidores municipais para o quadro federal como forma de economizar despesas e viabilizar a realização destes concursos.
“Se a gente conseguir dar celeridade à transposição dos servidores do município que ingressaram no serviço público até o dia 31 de março de 1991, a gente vai conseguir economizar um dinheiro significativo.”
Se eleito, Samuel Costa prometeu transformar a administração pública no setor da saúde trazendo novos modelos de administração pública. Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência foram termos citados pelo candidato que buscam trazer transparência para o setor.
Educação
A abertura de 18 novas escolas em tempo integral, a prioridade às pessoas mais pobres, a abertura de creches comunitárias e a inclusão de crianças autistas são as propostas do candidato para a educação. A implantação do piso Nacional do Magistério também foi citada.
“A gente vai fazer uma tomada de contas especial, juntamente com os órgãos de controle e fiscalização e viabilizar uma parceria com a fundação Getúlio Vargas, que é referência em gestão pública administrativa”
O candidato também prometeu “recuperar” o Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam) de Porto Velho.
Segurança
Para a segurança pública, o candidato promete criar uma guarda municipal integrada ao estado de Rondônia e ao Governo Federal, sem armamento.
“Os guardas municipais estarão para defender o patrimônio público municipal.”
Infraestrutura e Urbanização
O candidato propõe priorizar o transporte público, criar ciclofaixas e um trânsito mais seguro com parcerias do governo federal. Ele defende que ciclistas possam percorrer as principais vias com segurança e disse que pretende municipalizar a avenida “Governador Jorge Teixeira”.
Samuel citou também a possibilidade de conceder subsídios para atrair fábricas de automóveis elétricos e híbridos, além de isenção fiscal às pessoas que comprarem esse veículos, com a intenção de acelerar a transição do uso de veículos menos poluentes para o meio ambiente.
Política
Se eleito, o candidato promete propor à Câmara Municipal a criação de plano de metas tendo como principal objetivo fazer Porto Velho sair do mapa das 100 piores cidades do Brasil.
“Atuar fortemente nos 18 bairros mais pobres de Porto Velho, com o mutirão da limpeza, mas acima de tudo levando asfalto e recapeamento mas com qualidade” .
Samuel Costa e Jefferson Carvalho
g1 RO
G1 Rondônia