Curso de Oratória vai trabalhar com o tema “Aprenda a se Comunicar de Forma Eficaz”

Porto Velho, RO – Com o tema “Aprenda a se Comunicar de Forma Eficaz”, o curso de oratória aborda áreas que visam aprimorar habilidades de comunicação de forma eficiente. O evento acontece na segunda-feira (11), das 9h às 12h, na Escola de Governo, localizada no Edifício Rio Jamari, Palácio Rio Madeira (PRM), juntamente ao Núcleo de Capacitação e Treinamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Porto Velho.

A auditora da Controladoria-Geral do Estado de Rondônia, Márcia Rocha, responsável em aplicar o curso, enfatizou que, “Prática em Oratória aprimora habilidades de comunicação, ajudando o servidor público a desenvolver um estilo correto de apresentação própria e profissional no trato com os outros e demais colegas de trabalho.”

Segundo a palestrante, as técnicas de comunicação ensinam a expressar ideias de forma clara e eficaz, apresenta argumentação, foca no desenvolvimento de argumentos sólidos e convincentes, apresentando fatos e lógica de maneira a persuadir e influenciar de forma ética os ouvintes.

Outros pontos abordados no curso são: a importância da dicção, que trabalha a clareza na articulação das palavras, melhorando a compreensão da fala. A postura Corporal pode impactar negativamente ou positivamente a confiança do público. A vestimenta também expressa informações adequadas ou inadequadas no ambiente de trabalho.

A auditora explica ainda que, a oratória inclui controle do ritmo da voz, tom, volume e pausas para causar credibilidade na abordagem do tema, precisa ter um servidor capacitado para explanar com conhecimento e organização da temática que se adeque a determinado público, a comunicação visual com recursos de: slides, gráficos, e imagens para apoiar a mensagem também ajudam,

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o desenvolvimento dessas habilidades, faz o servidor ser mais confiante e expressivo, apto a transmitir ideias de forma clara, impactante e inspiradora em qualquer ambiente profissional ou pessoal que esteja inserido. “Neste viés, estamos engajados na promoção de projetos e ações que possibilitem aprimorar e melhorar a funcionalidade dos nossos servidores”, ressaltou.



rondonia vitual