Curso de Penteados de Tranças é uma das opções para quem quer empreender no promissor mercado da beleza

Porto Velho, RO – A democratização do ensino profissionalizante em Rondônia está beneficiando quem busca uma vaga de emprego, alunos interessados em aprofundar o conhecimento na área do curso superior que almeja frequentar e trabalhadores interessados em abrir o próprio negócio. Com o objetivo de atender as demandas desse público, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) lançou mais um cronograma de cursos presenciais para Porto Velho, cujas inscrições podem ser realizadas até quinta-feira (14), através do link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-etec-porto-velho-ro-inscricoes-de-6-11-a-14-11/.

Os cursos oferecidos são nas áreas de tecnológica, ambiente, saúde, produção cultural, informação, design, gestão, negócios, comunicação e segurança. A idade mínima para se matricular é 15 ou 18 anos, dependendo do curso que o candidato for se inscrever. As aulas acontecerão na sede do Idep, localizada na Avenida Tiradentes, Bairro Industrial, e nos polos Orlando Freire e Flora Calheiros. A escolaridade mínima exigida é ensino fundamental incompleto. Os alunos receberão certificado mediante a presença, bem como, a participação em todas as atividades e avaliações.

FORTALECIMENTO DA ECONOMIA

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a oferta de cursos em diferentes áreas e voltadas a diferentes faixas etárias integra a estratégia do governo para contemplar o maior número de cidadãos com qualificação da mão de obra. “Com a profissionalização dos estudantes que estão em início de carreira e de trabalhadores interessados em atualizar o currículo para ocupar um posto de trabalho ou abrir o próprio negócio, o governo mantém o fortalecimento da economia do estado”, enfatizou.

Ryan Carlos Costa Fernandes, de 18 anos, aproveita as oportunidades que o ensino profissionalizante propicia para quem busca seguir uma carreira acadêmica e se preparar para ingressar no mercado de trabalho. “Terminei o Curso de Condutor de Turismo e estou fazendo o Curso Técnico em Turismo, porque vão ser úteis quando eu estiver na universidade. Quero fazer o curso superior de História ou Pedagogia, atualmente faço o curso de panificação, pois também tenho planos de vender pão”, disse o estudante que mora no Bairro Cohab, na Capital.

Segundo a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, a qualificação da mão de obra tem que ser de forma ampla porque leva em consideração o dom do aluno, a vocação econômica e as tendências do mundo do trabalho cada vez mais impactado pelos avanços tecnológicos. “Para seguir uma carreira de sucesso hoje, é necessário está atento ao novo cenário que se descortina na sociedade moderna, na qual a inovação e empreendedorismo ganham cada vez mais espaço”, ressaltou.

CURSO OFERTADOS

  • Escola Técnica (Etec)
Primeiros Socorros
Flores Gigantes
Artesanato em Papel
  • Polo Orlando Freire
Auxiliar Administrativo
Penteado de Tranças
Inteligência Artificial Aplicada – Aeromodelismo com Material Reciclável
Norma Regulamentadora – NR 23 (Proteção contra incêndio)
Norma Regulamentadora – NR 06 (Equipamento de Proteção Individual)
  • Polo Flora CalheirosOratória

Maquiagem para Festa
Logística Empresarial



rondonia vitual