Candidato do partido Podemos foi o primeiro a participar da série de entrevistas do JRO1. Léo (Podemos) é entrevistado no JRO1
Léo, candidato a prefeito de Porto Velho pelo Podemos, disse nesta segunda-feira (23), ao JRO1, que em sua gestão vai aumentar a captação de água potável para população com a perfuração de 20 mil poços profundos na região.
“Já temos um estudo para a criação desses 20 poços profundos, com mais de 300 metros para conseguirmos captar 600 mil litros de água por dia. Para o município isso terá um custo de 300 mil reais”, apontou.
Léo foi o primeiro entrevistado do JRO1 com cinco candidatos à prefeitura de Porto Velho mais pontuados na última pesquisa Quaest.
Confira a ordem de entrevista
No sábado (28), o JRO1 vai exibir reportagens compensatórias com o candidato Samuel Costa (Rede), e com o candidato Ricardo Frota (Partido Novo).
Durante a entrevista o candidato comentou sobre a decisão de assumir o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), mesmo depois de tecer duras críticas ao governador Marcos Rocha durante as eleições de 2022.
“Primeiro eu fiz conforme a minha obrigação. Todo parlamentar e legislador deve cobrar ações do executivo para que as coisas aconteçam. Não me ausentei e não me acovardei. Tive a oportunidade de assumir o Detran e fizemos uma revolução”, apontou.
Meio ambiente e saneamento
Investimento em saneamento, construção de poços para aumentar a captação de água e intensificar fiscalizações na infraestrutura da cidade são algumas das propostas do candidato para cumprir o marco do saneamento básico até 2033.
Sobre o meio ambiente, uma das propostas de Léo é a criação de um programa de queimadas com foco nas fiscalizações ambientais e de terrenos baldios na capital.
“Nós vamos principalmente fiscalizar uma questão cultural de Porto Velho que é atear fogo em folhas secas, em terrenos baldios. Como autoridade da capital dialogar com o governo do estado e federal para conseguir diminuir os focos ao lado de Porto Velho”.
O candidato também garantiu que pretende retomar as atividades das brigadas municipais.
“O nós precisamos fazer é voltar a ter brigada municipal para evitar o mal maior”.
Saúde
Para melhorar os atendimentos da saúde em Porto Velho e diminuir a superlotação no João Paulo II, principal hospital de Rondônia, Léo propõe a criação de um hospital municipal e um de traumas e fraturas.
“Mais de 70% de entrada no nosso hospital João Paulo acontece em decorrência de acidentes domésticos, bem como de trânsito. E o nosso projeto já está pronto, deixamos pronto no Detran para que a população possa acessar”.
O candidato também promete, já no início do mandato, contratar profissionais, recuperar as máquinas quebradas e aumentar a cobertura dos agentes comunitários de saúde.
Educação
O candidato promete, no primeiro ano de sua candidatura, entrega uma creche que funcionará no período noturno, além de criar mais 400 vagas novas em creches em 4 anos.
“Com dinheiro, com capacidade e com recursos que não temos do FNDE. Muito recurso que está lá a disposição. Nós iremos entregar no primeiro ano”.
Infraestrutura
O candidato pretende criar ciclovias e retirar a faixa de circulação de ônibus da avenida 7 de setembro. O objetivo é ajudar o comércio a circular sem impedimentos.
“Aquela faixa exclusiva para os ônibus só serve para atrapalhar o comércio. Além disso vamos modificar os fios de energia e colocar a fiação subterrânea, não permitir que veículos fiquem estacionados por mais de 12 horas”.
Léo (Podemos) e Dislene Queiroz
g1 RO
G1 Rondônia