Neste mês, homens são incentivados a buscar cuidados de saúde de forma preventiva, já que doenças como o câncer de próstata, o mais comum entre eles após o câncer de pele, podem ser melhor enfrentadas quando diagnosticadas precocemente.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. O diagnóstico precoce, porém, aumenta significativamente as chances de combate à doença.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho, urbanas e rurais, os homens encontram uma série de serviços gratuitos para o monitoramento da saúde, incluindo:
•Aferição de pressão arterial;
•Exames de colesterol e glicemia;
•Hemograma completo;
•Testes de urina;
•Atualização da carteira vacinal;
•Testes para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, hepatite B e C.
Para estimular a prevenção, a Semusa realiza atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde durante o mês, visando conscientizar os homens sobre a importância do acompanhamento médico regular, e não apenas em casos de doença.
Por que o Novembro Azul é tão importante?
Estudos do Ministério da Saúde revelam que os homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres. A falta de cuidado preventivo e a baixa procura por serviços de saúde estão entre os principais fatores que afetam a expectativa de vida masculina. Em função disso, a campanha Novembro Azul busca conscientizar e aproximar os homens da rotina de atendimento na Atenção Primária de Saúde (APS).
AUTOCUIDADO
Para uma vida mais saudável e prevenir diversas doenças, o autocuidado é fundamental. A prática de atividade física, alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool, não fumar, praticar sexo seguro e cuidar do bem-estar mental e físico são medidas importantes para aumentar a qualidade de vida dos homens e reduzir riscos de doenças graves.
Com a campanha Novembro Azul, a Semusa espera que os homens de Porto Velho se sintam incentivados a procurar uma unidade de saúde e se engajar em uma rotina de cuidados com a saúde, promovendo um envelhecimento mais saudável e com maior qualidade de vida.
Confira os locais e horários de funcionamento das unidades de saúde clicando aqui.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)