Auditório da Fiesp esteve lotado nesta sexta-feira (17) durante o seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” Auditório da Fiesp lotado durante o seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos”
Flavio Santana
O prefeito Hildon Chaves fez a palestra de encerramento do seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos”, realizado na manhã desta sexta-feira (17), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, promovido pelo jornal Valor Econômico, para apresentar as potencialidades de negócios da capital rondoniense.
“Há duas décadas que crescemos nossa economia acima da média nacional. O menor índice de desemprego do país é Porto Velho e estamos consolidados nesse avanço e agora vivemos um momento pujante, que aponta que investir em Porto Velho é uma realidade, pois temos um ambiente de negócios favorável. E como sempre digo, se o poder público não atrapalhar, já ajuda bastante. E temos trabalhado para dar celeridade e abrir as portas para os investimentos”.
O prefeito explicou que Rondônia, especialmente Porto Velho, enfrentou ciclos que explodiam e depois recuavam. “Tivemos o ciclo da borracha, ciclo do ouro, ciclo das usinas. Mas, o momento atual é de avanço, impulsionado pela agropecuária. Não é mais um ciclo, é uma realidade constante”.
Ele informou ainda que “a logística muda tudo e temos terras mais baratas e mais próximas do terminal para escoar esse grão para ser exportado. Somos um município maior do que os estados de Alagoas e Sergipe, temos muita área agricultável e não abrimos mão também da sustentabilidade, mostrando que é possível promover o desenvolvimento para garantir a preservação ambiental”.
Hildon Chaves disse também que “na nossa cidade, conseguimos melhorar muita coisa. Quando assumimos o primeiro mandato, tivemos muitas dificuldades. Os prefeitos dos 30 anos anteriores, faziam, em média, 40 quilômetros de asfalto em um mandato. Nós já chegamos a 800 quilômetros desde 2017 e vamos seguir avançando. Também avançamos em legislação mais moderna para facilitar a vida dos empreendedores e isso se reflete em mais abertura de empresas e na geração de emprego e renda”.
Também fizeram uso da palavra o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé; o diretor de Relações Institucionais e Programas Setoriais da Eletrobras, Bruno Eustáquio; o CFO da Jirau Energia, Júlio Freitas; o diretor institucional da Vinci Aeroportos, Thierry Besse; o diretor de Novos Negócios do Grupo
Simões, Maurício Kerbauy; o sócio proprietário da empresa Cairu, Eugênio Ribeiro; o fundador da rede de lojas Gazin, Mário Gazin; o co-presidente da Ancar Ivanhoe, Marcelo Carvalho; a diretora da SBS Empreendimentos, Phaena Spengler; o diretor presidente do Grupo Bemol, Denis Minev; a gerente geral do Banco da Amazônia (Basa), Joana Emília; o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr.; o presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill; e a primeira-dama e deputada estadual Ieda Chaves.
Por fim, o prefeito agradeceu à presença dos empresários, investidores e parceiros no seminário. “Muito obrigado a todos que se dirigiram até aqui para participar deste evento, que com certeza vai ecoar e trazer bons investimentos para a nossa cidade, que está de braços abertos e com muitas oportunidades de negócios esperando pelos empreendedores”.
G1 Rondônia