Solução vem sendo aplicada em diversas partes do Brasil para mitigar a crise hídrica. Sicoob Credip viabiliza construção de barraginhas em propriedades rurais de RO
Arquivo
A técnica consiste na escavação de pequenas bacias no solo para captar e armazenar água da chuva, ajudando a evitar erosões e a reter o fluxo da enxurrada nas propriedades. A escassez de água é uma realidade crescente para os municípios que fazem parte da Bacia Colorado e Rio Branco, em Rondônia. De acordo com o Comitê da Bacia, cidades como Alto Alegre dos Parecis e Nova Brasilândia estão sofrendo com a falta de água, o que tem impactado tanto a população quanto às atividades rurais.
Uma solução que vem sendo aplicada em diversas partes do Brasil para mitigar a crise hídrica é o uso de barraginhas. Essa técnica consiste na escavação de pequenas bacias no solo para captar e armazenar água da chuva, ajudando a evitar erosões e a reter o fluxo da enxurrada nas propriedades. Com o tempo, essa prática contribui para a preservação dos recursos hídricos e a recuperação das bacias hidrográficas.
Sicoob Credip viabiliza construção de barraginhas em propriedades rurais de RO
Arquivo
Projeto Plantando Água
Em uma iniciativa para enfrentar os desafios hídricos na região, o Comitê da Bacia Colorado e Rio Branco, em parceria com a prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, lançou o projeto ‘Plantando Água, Construindo Histórias’. A ação incluiu a implantação de um campo de demonstração para capacitar técnicos e operadores de máquinas municipais. A capacitação é essencial para que os profissionais possam implementar intervenções de forma eficiente, ajudando a reverter processos de erosão e evitar o assoreamento dos rios.
Márcio Menegussi Menon, secretário de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua (ES) e responsável por ministrar a capacitação da técnica das barraginhas, explicou a importância desse método.
“Toda propriedade tem sua linha de produção carne, leite, soja, milho, café mas também precisa de estrutura para armazenar água da chuva. Com mais água armazenada, o solo fica mais úmido e a produção melhora. A barraginha é essencial nesse equilíbrio, especialmente em tempos de mudanças climáticas, com períodos longos sem chuva ou de chuvas intensas. Ela retém a água que alimenta os lençóis freáticos, nascentes e rios”, disse o secretário.
Segundo Márcio, a escolha dos locais para construção das barraginhas deve ser estratégica. “As estruturas precisam ser feitas fora das Áreas de Preservação Permanente (APP), em terrenos com pouca declividade, onde a água da enxurrada pode ser retida de forma eficiente. Priorizar propriedades que estão próximas das nascentes é fundamental para garantir o abastecimento da cidade e fortalecer a produção de água”, enfatizou Márcio.
A Sicoob Credip se uniu ao projeto como apoiadora e firmará convênios com as prefeituras que fazem parte da área de abrangência da cooperativa em Rondônia para custeio do combustível para a construção de até 100 barraginhas por município que aderir ao projeto.
Sicoob Credip viabiliza construção de barraginhas em propriedades rurais de RO
Arquivo
“O compromisso da Sicoob Credip com o projeto Plantando Água reforça nossa missão de apoiar iniciativas que beneficiem as comunidades locais e preservem o meio ambiente. Juntos, buscamos soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região,” afirmou o presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita.
Benefícios das barraginhas para os produtores rurais
O produtor de leite, Ailton Galo, morador de Alto Alegre dos Parecis, é um dos beneficiados pelo projeto. Ele relata que a propriedade enfrentava problemas com erosão e escassez de água, o que prejudicava suas atividades. Com a construção de duas barraginhas em sua propriedade, Ailton espera melhorar a retenção de água e garantir a continuidade de suas atividades:
“A água é fundamental para a continuidade do nosso trabalho. O apoio da Sicoob Credip é muito importante, pois demonstra uma preocupação real com essa causa”, disse Airton.
Iraci Pinheiro, vice-presidente do Comitê da Bacia destaca a importância de ações contínuas e coordenadas. “As barraginhas não trazem resultados imediatos, mas com ciclos sucessivos de chuva e ações coordenadas, podemos ver uma melhora significativa. É um trabalho contínuo, mas essencial para evitar crises hídricas futuras”, concluiu.
Com essa parceria entre Comitê da Bacia, Sicoob Credip e prefeituras, o projeto Plantando Água avança, levando soluções sustentáveis e esperança para as comunidades afetadas pela escassez de água em Rondônia.
A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas do país e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são 47 pontos de atendimento físicos e um digital, atendendo a mais de 140 mil cooperados.
Sicoob Credip viabiliza construção de barraginhas em propriedades rurais de RO
Arquivo



G1 Rondônia