Acidentes ocorridos este ano poderiam ter sido evitados com medidas adequadas de prevenção Somente equipes especializadas da Energisa estão autorizadas a atuar na rede elétrica
Energisa RO
A Energisa Porto Velho, em uma iniciativa contínua para prevenir acidentes e promover a conscientização sobre os riscos associados à rede elétrica, destaca a importância de seguir rigorosamente as orientações de segurança, especialmente na área rural, onde estão ocorrendo a maioria dos acidentes. Também vale especial atenção e cuidado para os trabalhos com a construção civil e em atividades que envolvem telefonia e internet.
Caio Ramos, coordenador de Saúde e Segurança da empresa, expressa grande preocupação com os acidentes ocorridos este ano, que poderiam ter sido evitados com medidas adequadas de prevenção por parte da comunidade. “Nosso primeiro valor é a vida, tanto de nossos colaboradores quanto da comunidade. Estamos comprometidos em reforçar continuamente a conscientização sobre os riscos e as medidas de segurança necessárias,” afirma.
Veja abaixo alguns cuidados para se prevenir acidentes:
Orientações de Segurança em Área Rural
Durante condução de máquinas agrícolas, manter a distância segura da rede elétrica
Energisa RO
Atenção ao manobrar tratores e máquinas agrícolas: Antes de iniciar a atividade, faça um reconhecimento do local, mantendo sempre uma distância segura da rede. Verificar a altura e largura do maquinário em relação à rede elétrica é fundamental para evitar contato acidental.
Em situações onde veículos encostem em fios energizados, o motorista deve permanecer dentro do veículo e contactar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa.
Segurança para Trabalhadores de Telefonia e Internet
Respeito às zonas de segurança: Operadores devem manter distâncias regulamentares de 70 centímetros para baixa tensão e 1,38 metros para média tensão.
Precauções na Construção Civil
Profissionais qualificados e uso de EPIs garantem segurança em obras
Energisa RO
Manuseio cuidadoso de materiais: Objetos longos e condutores de eletricidade como vergalhões e barras devem ser manuseados longe das linhas elétricas para prevenir acidentes.
Distâncias de Segurança: É imprescindível manter dois metros de distância horizontal e três metros vertical das redes elétricas.
Contrate profissionais qualificados.
Não use emendas de cabos mal feitas nem fios desencapados ou expostos.
Ao manobrar caminhões ou bascular caçambas, cuidado com a rede elétrica.
Em hipótese algumas, mexa na fiação para afastá-las da construção. Chame a Energisa.
Procedimentos em Caso de Cabos Partidos ou Fios Caídos
Não se aproximar de forma alguma de cabos partidos: A população deve manter distância segura de cabos partidos e contactar a Energisa, que enviará equipe especializada para o local.
Além da ampla divulgação na imprensa, a Energisa utiliza múltiplas plataformas para divulgar informações e orientações de segurança, incluindo o site oficial da empresa www.energisa.com.br, na aba informações/evite acidentes com a rede elétrica.
Os contatos com a empresa podem ser feitos pelo: Gisa pelo chat: https://gisa.energisa.com.br/; Aplicativo Energisa On – Que pode ser baixado nas lojas de aplicativos do celular; e Call Center: 0800 647 0120



G1 Rondônia