Phaena Spengler enfatizou os avanços na construção civil e a modernização dos processos de licenciamento pela Prefeitura de Porto Velho Avanços na construção civil e a modernização dos processos
Flavio Santana
Realizado na última sexta-feira (17), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” reuniu empresários, especialistas renomados e autoridades para discutir o potencial econômico da capital de Rondônia. Entre os temas abordados, destacou-se a simplificação do licenciamento de obras na cidade, apresentada por Phaena Spengler, diretora-executiva da SBS Empreendimentos.
O evento, promovido pelo jornal Valor Econômico, evidenciou os resultados obtidos por empreendedores em áreas como infraestrutura, turismo, logística, agronegócio e construção civil, ressaltando as inúmeras oportunidades disponíveis no município.
Phaena Spengler, bacharel em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Master em Gestão Estratégica pela Unicamp, lidera a segunda geração da SBS Empreendimentos, uma incorporadora e construtora com mais de 28 anos de experiência. Em sua apresentação, Spengler destacou a evolução da empresa e a importância das recentes mudanças no processo de licenciamento de obras em Porto Velho, demonstrando como a colaboração entre o setor público e privado pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social da cidade.
“Eu represento a segunda geração dessa empresa, fundada pelo meu pai, Celso Spengler. Quando a SBS foi fundada há 28 anos, Porto Velho tinha muitos terrenos disponíveis e uma demanda abundante, mas nenhuma verticalização. A cidade oferecia um terreno fértil para desbravar, e foi isso que fizemos ao longo dos anos. Entregamos mais de 3 mil imóveis e construímos 400 mil metros quadrados de áreas em Porto Velho”, compartilhou Spengler.
Ela ressaltou a importância da simplificação e modernização dos processos de licenciamento de obras pela Prefeitura de Porto Velho, que facilitam significativamente a atuação da empresa na cidade. “A construção civil é uma forte impulsionadora da economia, gera muitos empregos e tem um impacto que precisa ser controlado. Tivemos a sorte de contar com a visão empreendedora do executivo municipal nos últimos dois mandatos, simplificando e modernizando o licenciamento de obras, o que nos ajuda muito a empreender mais e melhor”, destacou.
Além disso, Phaena mencionou o primeiro empreendimento de estúdios para locação por temporada em Porto Velho, um modelo que a cidade já comporta. “Os investidores são bem atendidos nesse quesito. Desde o início, nosso foco são as pessoas, unindo tendências, percepções de futuro, tecnologia construtiva, qualidade e sustentabilidade”, explicou.
Ela também mencionou o orgulho pelas transformações trazidas pelos empreendimentos da SBS para as regiões onde constroem, destacando a certificação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) e Casa Azul + Caixa da Caixa Econômica Federal, conquistada pelo empreendimento Villaggio Giardini. “A construção civil é benéfica para os municípios e precisamos operar alternativas sustentáveis de água e esgoto para cada empreendimento, apesar de encarecer o produto. Esse é um grande desafio, mas acreditamos que conseguiremos superá-lo em breve”, afirmou a empresária.
Concluindo sua apresentação, Phaena Spengler expressou gratidão por Porto Velho, uma cidade que, segundo ela, proporcionou inúmeras oportunidades e transformações sociais.
“Porto Velho faz parte da nossa história. Somos parceiros dessa cidade maravilhosa e do estado”, finalizou.
MAIS DEBATES
Também fizeram uso da palavra o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé; o diretor de Relações Institucionais e Programas Setoriais da Eletrobras, Bruno Eustáquio; o CFO da Jirau Energia, Júlio Freitas; o diretor institucional da Vinci Aeroportos, Thierry Besse; o diretor de Novos Negócios do Grupo Simões, Maurício Kerbauy; o sócio proprietário da empresa Cairu, Eugênio Ribeiro; o fundador da rede de lojas Gazin, Mário Gazin; o
co-presidente da Ancar Ivanhoe, Marcelo Carvalho; o diretor presidente do Grupo Bemol, Denis Minev; a gerente geral do Banco da Amazônia (Basa), Joana Emília; o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr.; o presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill; e a primeira-dama e deputada estadual Ieda Chaves.
Todo o seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” foi transmitido ao vivo pela internet, e pode ser assistido aqui.



G1 Rondônia