Canalização de umidade vinda do nordeste da Amazônia dará condições para formação de áreas de instabilidades. Na capital, a mínima será de 24ºC e a máxima de 30ºC. guarda-chuva
EPA/via BBC
O ‘inverno amazônico’ continua trazendo muita chuva para Rondônia. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a “canalização de umidade vinda do nordeste da Amazônia dará condições para formação de áreas de instabilidades”, ou seja, chuva e tempo nublado.
Segundo o Sipam, a região norte do estado deve ser a mais afetada, com o tempo mais fechado que as outras regiões. Em Porto Velho, o tempo deve ficar nublado, com pancadas de chuva ao longo da segunda-feira (22). Na capital, a mínima será de 24ºC e a máxima de 30ºC.
Leia mais: Que efeitos o El Niño trouxe e o que esperar de La Niña nos próximos meses
Como se proteger da chuva forte?
Veja dicas do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil para se manter protegido em dias de chuva:
Em casa 🏠
Em situações de destelhamento causado por ventos intensos, é aconselhável procurar abrigo debaixo de uma mesa ou cama para evitar possíveis danos causados ​​por cacos e fragmentos de telhas. Se a água da rua começar a invadir a casa, é silencioso deixar o local e buscar refúgio em um ambiente seco.
Evite permanecer próximo a canos, janelas e portas metálicas, especialmente durante tempestades acompanhadas por raios. É fundamental não utilizar equipamentos elétricos conectados à tomada, incluindo celulares conectados ao carregador, devido ao risco de choque elétrico e curto-circuito.
Mantenha uma atenção constante à manutenção da residência: faça a limpeza regular das calhas e certifique-se de que o telhado esteja firmemente fixado. Além disso, fique atento aos sinais de infiltrações para resolver qualquer problema o mais rápido possível. Esses protetores para a segurança durante eventos climáticos adversos.
No trânsito 🚗
Mantenha a atenção nas condições do veículo, assegurando que os freios e pneus estejam devidamente calibrados, e os faróis em pleno funcionamento. Dirija com cautela, mantendo uma distância segura do veículo à frente para reduzir o risco de colisões. Em situações de chuva torrencial, busque um local seguro para estacionar, afastado de árvores e alambrados metálicos, e aguarde o fim da tempestade.
Entenda a crise do clima em gráficos e mapas



G1 Rondônia